Sobre a Política na Coreia

(Foto da Assembleia Popular Suprema, órgão supremo do Estado norte-coreano, tirada de minha própria camêra mal-configurada, sem foco)

Tendo viajado para a República Popular Democrática da Coreia, a Coreia do Norte(abril/2011), as pessoas sempre fazem perguntas sobre este peculiar país que visitei e sempre estudei(e estudo) muito material a respeito. Decidi escrever alguns textos com base nas perguntas mais frequentes e nesse caso vou abordar os problemas relacionados a política, ao Estado norte-coreano, usando de algumas discussões que tenho registradas e abordando tudo de uma forma mais geral. Vale observar que no texto falo mais nos tons do positivismo, não do marxismo.



"O que você acha do regime norte-coreano? E do regime da Coreia do Sul? Você apoia a ditadura?"

A pergunta, no final, está carregada de ideologia. Ambos os regimes se consideram os defensores da democracia frente a um regime ditatorial. Os dois estão submetidos a rigidez de uma guerra, a Coreia do Sul em menor escala(presença militar norte-americana, ambiente internacional favorável), e mesmo sendo uma democracia liberal possui uma legislação de segurança nacional extremamente rigida, o Partido Comunista é proibido assim como protestos "vermelhos"(inclua aqui greves e manifestações pro-reunificação). Na Coreia do Sul, a "Coreia democrática", existe um Partido único, no sentido de monolitismo ideológico, hegemonia e conservação do sistema - a mídia e os partidos podem discordar entre sí questões secundárias, mas o sistema é intocável.

Na Coreia do Sul os partidos lançam candidatos a nível distrital e depois estes vão votar em nome do povo nos outros níveis. A forma é realmente "democrática e republicana", mas enquanto o norte surgiu de uma luta popular, o sul surgiu de uma invasão estrangeira, da supressão dos comitês populares e das guerrilhas de resistência. No norte da península o povo não está reduzido a "opções" de meia dúzia de partidos, qualquer um pode ser candidato com a indicação dos seus de seus concidadãos. A afirmação de Caio Prado Júnior de que no "Mundo Socialista" a escolha dos candidatos é a parte mais importante de uma eleição e a votação somente uma ratificação dos mesmos é válida para a República Popular Democrática da Coreia. Além disso, no ambiente de trabalho existem os comitês de trabalhadores que deliberam sobre as mais diversas questões, cuidando de toda a gestão da fábrica/cooperativa. A sociedade, através das organizações populares, assume diversas funções estatais, desde policiamento à brigadas de construção - inclusive existe um texto de uma conversa de Kim Il Sung com o Politburo do Partido em que ele fala de certos comitês populares criando hospitais, por exemplo, e não sabendo administrar. A reunião constante das assembleias e o agrupamento da sociedade civil em diversas organizações torna o debate e a política coisas muito comuns na vida de um habitante da RPDC, enquanto no sul a "cidadania" consiste em votar e pessoas se vêem desumanizadas por um ambiente econômico selvagem. Além do mais, na Coreia do Sul a o sistema funciona por grupos de eleitores, grupos frágeis e passageiros sem uma vontade única de fato, enquanto na Coreia do Norte a força política se concentra em organizações de grupos sociais solidamente estabelecidos, com interesses claros e não "coincidências eleitorais".

As organizações de massa, na Coreia do Norte, suprimem manifestações puramente individuais assim como direcionam as coletivas - eis o segredo da estabilidade norte-coreana. Isso é muito mais eficiente do que uma Lei de Segurança Nacional. Enquanto no sul eles precisam entrar em contradição com o discurso liberal através da repressão nua e crua, como em vários casos de greves e manifestações populares, no norte isso simplesmente não existe - uns chamam isso de "enquadramento", eu chamo de organização. Enquadramento é o que a polícia sul-coreana faz com os movimentos populares de seu país. Veja bem, do ponto vista liberal tanto a Coreia do Norte quanto os governos que vigoraram no sul até 1980 são governos "autoritários", "ditatoriais" e "opressivos"(num sentido estrito, proibitivo mesmo). Opressão gera resistência, o que de fato ocorreu na Coreia do Sul de forma muito clara, onde houveram grandes confrontos entre o povo e o governo - não importa se eram movimentos controlados pelos comunistas do norte ou não, o fato é que existiram de forma ampla. O caso mais claro é a "Comuna de París" asiática que foi Gwangju, a sexta maior cidade sul coreana. Muitos falam de meia dúzia de estudantes que se rebelaram em Pequim(capital de um país onde a maior parte da população vivia no campo), o "Massacre de Tiananmen", mas não falam da sublevação de uma cidade inteira e o massacre que ocorreu depois dessa insurreição, em 1980, o Massacre de Gwanju. Isso para não falar das "Jornadas de Abril" em 1960. Agora em 2009 houve uma grande greve dos trabalhadores da Ssangyong Motors, esta que foi não foi reprimida com a tropa de choque e sim com comandos invadindo a fábrica através de helicópteros. Acredito que a Coreia do Sul tenha a melhor tropa anti-distúrbio do mundo ou pelo menos a mais experiente.

Nada sequer parecido com isso ocorreu no norte da península, quando o povo se mobilizou foi para apoiar o governo, não para derruba-lo. Até os anos '70 a parte norte era mais desenvolvida, mas até ai tivemos uma dura crise acompanhada por fome no fim dos anos '90 e mesmo assim não houve um ensaio de rebelião na República Popular, onde a polícia, aliás, anda desarmada. O regime é hegemônico, a sua ideologia está penetrada nas mentes da sociedade. O ocidente pode achar o que quiser, chamar isso de "alienação" e "lavagem cerebral" enquanto se envenenam com publicidade desde que não decida "democratizar" o norte com seus bombardeios como fazem com a Líbia e já fizeram com a Coreia no passado.

O problema é que a midia inventa e exagera muito. Esses dias li numa agência de noticias sobre a Coreia que eles haviam criado ano passado um policia anti-disturbio, ora, coisa que a Coreia do Sul já tem faz tempo.


(manifestantes sul coreanos contra a polícia)
"Mas Kim Jong Il não é um ditador? Alguns dizem que o regime é monárquico argumentando que Kim Jong Il herdou o poder do pai."

A Coreia do Norte é uma sociedade governada pela força da lei que nasce do principio de soberania de povo. É uma sociedade governada pelo direito - civil e político - e onde os cargos de comando são todos delegados através da soberania popular e não da soberania individual. Kim Jong Il não ocupa nenhuma posição acima do resto do Estado. Kim Jong Il é Presidente da Comissão de Defesa Nacional, cargo indicado pela Assembleia Popular Suprema(eleita por voto popular) e que faz parte do triunvirato fundamental que forma o poder executivo, antes concentrado no cargo de Presidente ocupado por Kim Il Sung, o pai de Kim Jong Il. Todos os poderes dele são estipulados pela Constituição e são amplos devido a situação de guerra - relações internacionais, infraestrutura e até questões culturais passam pelo setor de defesa. Se ele dispõe de outro tipo de influência ou auctoritas, seja por carisma, tradição ou experiência, é outro assunto, ditador é quem não tem limitações legais ao seu poder, que é legislador, juíz e executor ao mesmo tempo. Se de alguma forma a lei não está sendo cumprida isso compete as autoridades e ao povo norte-coreano.


(A Delegação Brasileira convidada pela Associação Coreana de Cientistas Sociais, eu incluso, junto de Choi Il Min, sul-coreano que foi perseguido na Coreia do Sul por ser líder da Frente Democrática Antiimperialista, chegou a ser preso porém se exiliou na RPDC)

"E o culto à personalidade? Kim Il Sung, o líder, é um tratado como um deus pelo Estado? E Kim Jong Il? O cristianismo é perseguido?"

O "culto à personalidade" existe, porém mais a Kim Il Sung. Você não vê muita coisa do Kim Jong Il; estátua nem pensar. Quando falamos de "culto à personalidade" na Coreia do Norte temos que ter em conta duas coisas: o processo histórico - não estamos falando do Michael Jackson e sim de um homem que liderou uma Revolução, lutou contra dois invasores estrangeiros e dirigiu a reconstrução do país - e a cultura norte coreana. E claro, Kim Il Sung morreu só em 1994, é recente. De forma alguma existe um "elemento religioso" no "culto". Kim Il Sung é tratado como um homem, sim, um grande homem, porém como um homem. Falam dele com respeito, mas nada de "não usarás o nome de Deus em vão", não ficam necessariamente graves ao falar dele - apesar que se emocionam ao ver algo relacionado a morte do líder. Quanto a Kim Jong Il, falam do "camarada" tranquilamente como se fosse um vizinho.Mas é claro que existem exageros e é óbvio que uma criação e uma educação sempre voltada para o "Grande Líder" tem seus efeitos óbvios relativos a confiança da massa no sistema.

A tradição é uma coisa muito presente na Coreia do Norte, visto que não houve a penetração estrangeira que ocorreu no sul. Aliás, o Estado no sul da península foi criado nos padrões Estado democrático-burguês do ocidente que é incompatível com esse tipo de coisa. Diria que só é apropiado falar de civilização coreana(tradição, costumes, xamanismo, budismo, daoismo e confucionismo coreanos) no norte da península pois o espírito predominante do sul é o do protestantismo - estou falando não de religião propiamente dita e sim de cultura e ética. O Estado norte-coreano tem um papel importante na preservação dessa cultura, desse pedaço da pluralidade humana.




Existem alguns videos e "denúncias" simplesmente ridiculas sobre a "perseguição religiosa" no norte da península. Falam de "mártires"(sem nome) que são obrigados a renegar a Jesus Cristo e acabam sendo esmagados publicamente por tratores e outras bizarrices obviamente sem apresentar uma vírgula de provas. Puro sensacionalismo, os vídeos são até engraçados porque colocam umas imagens de uns filmes trash orientais, estilo Bruxa de Blair. De qualquer forma, segundo dados do governo norte-coreano cerca de 2% da população é cristã(NÃO SÃO EXCLUÍDOS DO SENSO!!!), mas não me impressionaria de descobrir um estranhamento e até uma hostilidade a tal "seita". Temos que contextualizar as coisas, quando falamos de cristianismo no ocidente estamos falando de um dos pilares da nossa civilização(isso é uma constatação, não uma apologia), mas quando falamos de cristianismo na Coreia do Norte estamos falando de uma seita alheia a cultura coreana e que ainda por cima é a "religião dos imperialistas". Para nós é normal lidar com as partes mais brutais da Bíblia, para eles provavelmente muita coisa é repulsiva, isso para não falar "sem sentido" já que lá a ciência chegou na frente do cristianismo. E eles não são ignorantes quanto as inquisições, as perseguições, as guerras e o comportamento especial dos jesuítas colonizadores da América Latina. Não obstante ainda existe a perseguição religiosa CRISTÃ no sul da Península. Syngman Ree, o primeiro chefe do Estado títere da Coreia do Sul, lançou um campanha de perseguição aos budistas, enquanto o Park Chung Hee tentou juntar todos mecanicamente numa federação. No começo dos anos '90 havia um conflito entre os budistas e o governo junto dos cristãos, o que levou governo a acusar o budismo de "propagar a imoralidade" e incentivando missionários cristãos estrangeiros. Em alguns casos houve violência, inclusive a vandalização de estátuas de Buda e do Rei Dangun("fundador" da Coreia). Houveram templos queimados, budas decapitados e budistas sendo atacados em universidades para se converterem a Cristo. O triunfo de Lee Myung Bak é visto como um triunfo dos cristãos, visto que houve um expurgo de budistas substituidos por cristãos. Existe literalmente um combate às tradições coreanas e o termo cruzada não é inadequado, sendo que somente cerca de 30% da população sul-coreana é cristã. A submissão não é só econômica, não é só através de Tratado de Livre Comércio, é cultural.

Acho interessante como se preocupam com "os cristãos coreanos" porém ignoram questões bem mais amplas como os problemas dos ateus nos Estados Unidos ou dos mulçumanos neste país e na Europa.


(Budistas sul-coreanos fazem oração coletiva em frente da Prefeitura de Seul como forma de protesto)





"Como você vê a estabilidade do Estado coreano?"


Patria est communis omnium parens.


Não existe tradição libera na Coreia, nem tradição soviética e a Revolução foi uma de caráter militar(guerrilha) e que teve que sobreviver a duras condições de cerco(pensem nas consequências políticas disso).Todos são educados num espírito cívico que consiste primordialmente em lealdade ao líder, não em principios políticos, não em consciência de classe, mas lealdade ao líder, que é tratado não como "pessoa divina"(como na monarquia) mas como representação orgânica de todo o povo, o cerébro do povo. Aprendem amar ao povo, a pátria e o líder, como uma coisa só. São sem dúvidas educados como cidadãos de uma República. Mas claro que existe a paixão(no sentido de Montesquieu) do medo, digo, aquele sentimento de que nada de bom espera os que forem contra a corrente, dos que não estiverem com o líder(afinal esses não estão com o povo, seguindo a lógica anterior). "Democracia para as massas populares, ditadura sob os individuos contrarrevolucionários." Não tô falando que vão morrer por não levar o culto muito a sério, nem que vão ser presos. Vou tentar ser mais ilustrativo. Tem uma história ai de que determinados tipos de roupa são proibidos, não é bem isso. O que aconteceria, nesse caso, se é que realmente determinados tipo de roupas não são aceitas, é que a pessoa seria parada por algum guarda que ia pegar seus documentos e passar pra um comitê popular que trataria do seu caso fazendo uma "crítica" ao seu comportamento. Reuniões de crítica e auto-crítica também são constantes, o que não cria necessariamente um clima de debate mas sim de disciplina. Existe a participação nas assembleias populares, mais um fator de estabilidade(já que se trata de participação política), mas creio que existem limites subentendidos nas reuniões das mesmas. Coisas como o culto ao líder se tornaram praticamente elementos naturais da comunidade, ir contra taís coisas é se desviar do grupo e humanos não gostam de se separar dos seus grupos, e a vida coletiva na RPDC é muito mais forte que na maioria dos países(como já falei das reuniões de crítica/auto-crítica, etc). As pessoas só assumem comportamentos "marginais", distinto do grupo, quando podem se desligar do grupo. No mais, aqui temos "a virtude e o terror" sustentando a República, aliás, eu não hesitaria em dizer que a RPDC é um tipo de ideal repúblicano à Rousseau, Montesquieu e outros clássicos(a democracia das formigas de Voltaire, etc). São livres até o ponto que não são obrigados a nada.

"Deve-se observar que o quechamo de virtude na república é o amor à patria, ou seja, o amor à igualdade. Não é uma virtude moral, nem uma virtude cristã, é a virtude política; e este é o motor que move o governo republicano, como a honra é o motor que move a monarquia. Logo, chamei de virtude política o amor à patria e à igualdade. (...)Se eu pudesse fazer com que todos tivessem novas razões para amarem seus deveres, seupríncipe, sua pátria, suas leis, com que pudessem sentir melhor sua felicidade em cadapaís, em cada governo, em cada cargo que ocupam, considerar-me-ia o mais feliz dos mortais."
(Montesquieu, "O Espírito das Leis")

No mais é óbvio que tem o fator material; a capacidade de alimentar o povo é fundamental. E a Coreia tem todos os problemas de um país isolado e em situação de guerra - a centralização e autoritarismo são exemplos de problemas políticos. A burocracia pode ser parasitária(não tenho informações quanto a formação de uma nomenklatura como a da URSS na década de '60), deve ter seus quadros de corrupção e apesar de não ser uma classe tem o seu papel em possíveis mudanças. O problema da energia é outro problema econômico que pode vir a adquirir relevância politica. Um famoso exiliado da rádio "Free Korea" teria dito que "a questão da energia já demonstra a superioridade do sul", lógica simplista de força esplendida. Os bens de consumo produzidos no sul também devem ser impressionantes para o norte, assim como o boom econômico de uma forma geral. É claro que certas condições são o que determinam essa situação, a Coreia do Sul conta a segurança internacional e teve pesados investimentos norte-americanos e japoneses por causa da Guerra Fria. Mas propaganda não lida com racionalidade, as massas não conseguem raciocinar até esse ponto e são facilmente seduzidas por promessas de conforto material, ainda mais num contexto de escassez. Até ai o mercado negro tem suprido muitas necessidades materiais no norte, e creio que o governo não o reprimirá na medida que isso acirraria os animos.


"A RPDC não é um Estado agressivo?"

Muito pelo contrário. Agressivo é o imperialismo norte-americano que mantém suas bases no sul da península, violando o Tratado de Armísticio da Guerra da Coreia. Lembrando que os maiores possuidores de armas nucleares no mundo são os EUA e até hoje somente eles usaram o poder destas armas. A RPDC é um Estado soberano e tem o direito de desenvolver sua força militar, ou melhor, tem o dever na situação de ameaça na qual ela se encontra. Vale constar também que quem propõe uma reunificação pacífica num sistema de CONFEDERAÇÃO é a Coreia do Norte e não a Coreia do Sul que pretende suprimir a República Popular.

"Qual é a sua posição acerca da Coreia do Norte?"

A Coreia do Norte representa um foco de resistência numa ordem mundial hegemônica onde alguns proprietários de bancos e coporações enriquecem e os povos, especialmente do Terceiro Mundo, se deparam com o empobrecimento. A Coreia do Norte é um contra-peso numa ordem mundial já muito desequilibrada desde 1991, representando um exemplo de independência entre os povos. A Coreia do Norte representa uma alternativa de sociedade planificada frente ao caos da ditadura do mercado. Por isso, em defesa da soberania dos povos do mundo, eu apoio a República Popular Democrática da Coreia frente os agressores externos e o Estado títere sul-coreano.

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